International
mas-wrestling
federation
Facebook page
English
Russian

Senhor Vilmar Oliveira, um matuto teimoso (in Portuguese)

22.05.2021
No verão de 2012, como parte da delegação estrangeira de mas-wrestlers mundiais, um homem de baixa estatura com brilhante aparência sulista chegou a Yakutsk. Ele falava português, a língua nacional do Brasil. A população local, é claro, ficou maravilhada com o hóspede de tão longe. Como ele veio até nós, para o Norte? Eles pensaram que ele tinha vindo pelas coisas exóticas, iria ver e esquecer. Mas não.

Foi no Brasil que o Mas-Wrestling iniciou sua marcha na América do Sul, e o pioneiro deste movimento foi um entusiasta, treinador, músico, artista, promotor de um estilo de vida saudável e simplesmente uma pessoa muito positiva, Vilmar Oliveira. Para ele, a frase "uma pessoa talentosa é talentosa em tudo" é totalmente aplicável.

Bem, vamos conhecê-lo. Novamente.

Vamos começar com o país onde nosso herói vive.

O Brasil é um país vasto e misterioso. Ocupa o quinto maior território do mundo - é maior do que a Austrália e maior do que Yakutia em quase três vezes. E a sexta maior população do mundo, com 218 milhões de pessoas. Por seu território corre o maior rio do mundo - o Amazonas. A vasta selva que cerca a Amazônia é chamada de “pulmão do planeta”. O Brasil é famoso pelo futebol, pelas praias e pelo carnaval carioca. O país está se desenvolvendo rapidamente. A marca brasileira de aeronaves Embraer é conhecida em todo o mundo.

O Brasil é um país de imigrantes, assim como os Estados Unidos. A história do Brasil tem várias ondas de imigrantes: desde portugueses até alemães, holandeses e japoneses. Devido a esses processos, o país é extremamente diversificado em termos de população. Os estados equatoriais centrais e costeiros são predominantemente habitados por povos de raízes africanas, nos estados do leste e ao longo das margens do Amazonas, há populações mescladas com as tribos indígenas locais dos Tupi Guarani.

Em nosso artigo, vamos falar sobre os estados mais ao sul, onde o Mas-Wrestling está se desenvolvendo ativamente. Aqui vivem mais brasileiros com raízes italianas e alemãs e onde a cultura gaúcha (na pronúncia portuguesa do gaushu) prevalece. É aqui, no extremo sul do estado do Rio Grande do Sul, no clube desportivo «Academia Vilmar Oliveira», que começa a história sul-americana do Mas-Wrestling. O Sr. Vilmar Oliveira começou a promover o Mas-Wrestling na cidade de Caxias do Sul.

Ele vem de uma grande família. Após a morte do pai, a família passou por dificuldades financeiras e Vilmar teve que trabalhar desde muito jovem como engraxate. Ao mesmo tempo, o jovem sonhava em ser famoso no mundo inteiro e viajar muito. O esporte ajudou a concretizar esses planos.

Vilmar é um atleta versátil - ele se envolveu com corrida, boxe, esporte de paraquedas. Mas, acima de tudo, ele teve sucesso nos esportes de força. Então, ele gradualmente chegou ao levantamento de peso, no qual ele competiu e continua organizando campeonatos. Por muitos anos,  ganhou um grande número de medalhas. Como todos os brasileiros, Vilmar é muito musical e artístico, toca com maestria a sanfona brasileira. Em sua juventude, tocou em grupos musicais, se apresentando com uma orquestra militar. Vilmar até apareceu em um longa-metragem sobre a história gaúcha.

Hoje, Vilmar é convidado frequente de diversos canais de TV como promotor de um estilo de vida saudável e de um novo esporte para o Brasil - o Mas-Wrestling.

Em um período relativamente curto, Vilmar formou uma forte equipe brasileira que compete com sucesso em nível internacional. Ele se tornou um verdadeiro missionário no campo do Mas-Wrestling, fazendo apresentações e palestras em escolas, universidades, unidades militares, participando de festivais esportivos da cidade, atraindo cada vez mais países ao mundo do Mas-Wrestling

Hoje, graças aos seus esforços, o Mas-Wrestling está se tornando cada vez mais famoso no continente, há vários anos cruzou suas fronteiras. Agora eles estão no Uruguai, Argentina, Bolívia e Chile. Peru, e chegando a Venezuela e Equador. Mas mesmo no grande Brasil há muito trabalho a ser feito. No país, ele pretende cobrir todos os 27 estados. Este ano, Vilmar pretende receber competições em quase metade do país - em 12 estados. O maior deles será o campeonato continental do Chile. Ele também ajudará a sediar campeonatos na Argentina e na Bolívia.

Claro, o evento mais brilhante do ano será o International Mas-Wrestling Tournament do Arnold South America Sports Festival, que tradicionalmente é realizado em uma das maiores cidades do mundo, São Paulo.

E embora a pandemia possa mudar esses planos, acreditamos no otimismo e na energia duradouros de nosso fiel colega e amigo, desejamos-lhe boa sorte

Author: Igor Galutva
Number of shows: 1727
Country:  Brazil
Back to the list